Autossabotagem pode atrapalhar processo de coaching
- Andréia Figaro Coach
- 19 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de out. de 2020
Você saber pedir ajuda? Muitas vezes temos vontade de realizar algo ou resolver um problema. Às vezes postergamos, outras resolvermos pedir ajuda. Há ainda quem não consiga pedir ajuda.
Quando as pessoas decidem contratar um coach é porque elas perceberam que precisam de ajuda para resolver certas situações, que não estão conseguindo resolver sozinhas.
Quando alguém chega a mim, com dúvidas sobre como poderei ajudar, é fundamental que ele entenda que este não é um caminho de mão única, no qual eu darei as respostas a todas as suas dúvidas. Por isso é tão importante, como já disse em um post anterior (clique aqui para ler), que o coachee entenda que o coach não dá respostas prontas, mas o ajuda a encontrá-las.
O que muita gente não sabe é que este não é um desafio somente para o coachee. É para o coach também. Muitas vezes, no decorrer do processo, pode acontecer a autossabotagem.
Autossabotagem é quando de forma consciente ou inconsciente acabamos encontrando desculpas para não realizar algo, ou para não mudar um hábito. É quando acreditamos que não somos capazes e, por isso, acabamos não fazendo.
No processo de coaching, muitas vezes a autossabotagem aparece quando o coachee, por exemplo, não faz as tarefas escolhidas nas sessões, e acaba encontrando variadas desculpas para isto. A “falta de tempo” é a campeã das desculpas!
A resistência à mudança de hábito também pode aparecer, pois nosso cérebro está acostumado a fazer as coisas sempre do mesmo jeito para economizar energia. Quando decidimos mudar, nosso cérebro nos induz a continuar fazendo da forma antiga para não ter que fazer muito esforço. Por isso, às vezes até de forma inconsciente a pessoa deixa de realizar o que precisa.
Sair da zona de conforto, de sua própria concha, despender energia buscando aquilo que se deseja e se libertar das coisas que o estão impedindo de fazer o que acha melhor pra sua vida não é tarefa simples.
As estratégias do coach existem para mostrar para ao coachee que existem formas diferentes de pensar e agir, com formas diferentes para realizar o que se precisa.
Um fator que neutraliza a autossabotagem é o autoconhecimento. Quando a pessoa se permite conhecer a si própria e os motivos que as levam a tomar suas decisões, fica mais fácil minimizar a autossabotagem. Assim, podemos dizer que o autoconhecimento é inimigo da autossabotagem.
Agora, pare e pense: não vale a pena procurar ajuda e eliminar as barreiras que o impeçam de alcançar seus objetivos?




Comentários