Como anda sua autoestima?
- Andréia Figaro
- 30 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Uma boa definição de “autoestima” é: a opinião que a pessoa tem de si mesma. Essa opinião deve levar em consideração também o sentimento de amor que ela tem por si própria; a sua autoaceitação e os comportamentos que ela tem, que demonstrem essa confiança e autenticidade nas relações com todos ao seu redor. Em outras palavras, autoestima é um conjunto de sentimentos e comportamentos.
Ter uma autoestima elevada faz toda diferença. Significa ser confiante, acreditar em si mesmo e em sua capacidade e ter a coragem para realizar suas escolhas independentemente dos resultados. Quem tem autoestima elevada consegue comunicar ao mundo sua autenticidade.

Máscara de oxigênio
Isso é importante porque, se não crermos em nós mesmos, as outras pessoas também não acreditarão. Em nossa cultura, muitas vezes o “cuidar de si mesmo” antes de cuidar dos outros é visto como egoísmo. Mas, para opor-se a essa visão, eu gosto muito de lembrar da analogia das mascaras de oxigênio das aeronaves. Quem já tomou avião já ouviu a famosa recomendação de, em caso de despressurização, colocar a máscara primeiro em você para depois colocar nas outras pessoas. Todos os sentimentos são assim: primeiro temos de tê-los para depois oferecê-los as outras pessoas.
Quem tem uma boa autoestima vive de maneira mais independente. Não compara sua com a vida de outras pessoas; não precisa querer ter a vida do outro. Melhor do que comparar-se a outras pessoas é usar a si mesmo como parâmetro. Volte-se para você, tenha conhecimento de quem você é e de quais são suas potencialidades. Então, use-as a seu favor, para tomar as rédeas da sua vida.
Autoconhecimento
Mas, como ter uma autoestima elevada? Uma das ferramentas que temos para isso é o autoconhecimento. Quando nos autoconhecemos, tomamos consciência de nossas habilidades, limitações e também do que nos motiva e nos inspira a seguir em frente. O autoconhecimento nos ajuda a entender como podemos contribuir para com os outros. É por meio dele que tomamos ciência de quem somos para nos aceitarmos e agradecermos por isso.
Uma ferramenta poderosa para garantir a autoestima é se desenvolver e buscar atividades que lhe tragam prazer. Isso lhe trará um bom desempenho e você se sentirá valorizado, terá o conhecimento que tudo pode ser melhorado, com pequenas mudanças a cada dia.
Possuir o entendimento que somos seres únicos e que as diferenças só nos valorizam pode ser libertador – e nos faz crescer como seres humanos. Por isso, não podemos permitir que nossa autoestima seja abalada pelas opiniões alheias. Decida por você, seja feliz consigo mesmo!
Comentários