Como manter a energia positiva quando se perde o emprego?
- Andréia Figaro Coach
- 18 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Muita gente me procura por um motivo que é cada vez mais comum hoje em dia: a perda de emprego. E nessa hora o difícil é não deixar o desespero tomar conta. Sei que parece difícil, e até há quem ache que “esta não é a hora de gastar com coaching”. Mas eu acredito que, mais que um gasto, este é um investimento: em você, na sua carreira profissional, no seu equilíbrio emocional, na sua saúde mental. Porque o coaching vai ajudar a manter a energia e a facilitar o processo de conquista de um novo emprego.
Para mostrar que é possível manter a energia positiva e dar a volta por cima, vou contar para vocês como foi a experiência da advogada Maria Aparecida José dos Santos, a Cida, que foi minha coachee.
A Cida me procurou, inicialmente, um pouco antes de ser desligada da empresa onde trabalhava. Mas nosso trabalho mesmo começou depois que ela perdeu o emprego. Sobre isto, ninguém melhor que ela para dar o seu depoimento:
"Tinha vontade de mudar de empresa e comecei a me redescobrir no coaching. Lógico que a situação de ficar desempregada é sempre desesperadora, mas como juntou o fato de que eu não estar feliz onde eu estava, encarei com bastante otimismo e como uma possibilidade de mudança para melhor. Foi aí que tracei uma meta do que eu queria. Durante os 3 meses do processo de coaching, eu descobri o que queria fazer e redirecionei o meu foco para alcançar meu objetivo.
O coaching foi essencial para eu descobrir que o que eu queria era voltar a advogar. Ao mesmo tempo, veio a possibilidade de retornar aos estudos. Eu estava congelada, mas dentro do processo de coaching eu acabei despertando o que já havia dentro de mim. Com o coaching eu aprendi que temos que mentalizar e ignorar os paradigmas, para poder atrair o que queremos. A partir do momento que eu decidi o que queria, apareceu.
Apesar de ter ficado empolgada com esse novo emprego, logo percebi que, na verdade, não era o que eu desejava. A gente fica muito pra baixo quando uma coisa não dá certo, mas às vezes não era para dar. Não tive essa percepção logo de cara, mas,na sequência, apareceu o trabalho onde estou hoje. Me recoloquei num escritório de advocacia e agora estou fazendo o que gosto.
Tive momentos bem complicados, mas eu devo ao coaching a possibilidade de ter resgatado várias coisas de que gosto, como a dança, os estudos, a religião e meus amigos. Eu estava muito focada no trabalho e não estava focando em mim. Com a ajuda do coaching eu percebi que você só produz bem se estiver bem com você mesma".
Histórias como a da Cida mostram como o processo de coaching pode ajudar você a manter-se confiante de que, mesmo numa situação tão difícil como é estar desempregada(o), se você voltar sua energia para o que você de fato quer, pode alcançar aquilo que deseja. O que foi essencial para que a Cida alcançasse seu objetivo, mesmo tendo sido dispensada do emprego? Foi a sua positividade! Mas como todos sabemos que nem sempre manter a positividade é uma coisa fácil, procurar a ajuda de um coach é um caminho para sustentar essa energia e mudar para melhor!



Comentários