Pandemia de coronavírus: como o coaching pode ajudar?
- Andréia Figaro Coach
- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa. De uma hora para outra, todos tiveram que reorganizar sua vida. Famílias inteiras passaram a viver juntas 24 horas por dia, muitas delas tendo que dividir o tempo entre o trabalho de casa, o home office e o cuidado com os filhos. Outros perderam seus empregos e se viram da maneira como podem (e nem sempre conseguem). Professores estão tentando se adequar à nova realidade tendo que ensinar seus alunos à distância. O comércio não essencial fechou e muita gente não sabe se ainda terá emprego quando tudo isto acabar.
Pessoas me perguntam como o coaching pode ajudar neste momento tão cheio de incertezas e restrições, que muitas vezes geram insegurança e ansiedade. Minha resposta é: sendo resiliente. A resiliência é o resultado dos "tombos" que a vida dá com o modo como você se "levanta e segue em frente", saindo da crise ainda melhor, mais forte, mais autoconfiante. É a capacidade que a pessoa adquire em aprender com as situações que lhe aparecem e sair delas da melhor forma possível.
Como o coaching, as pessoas podem tomar conhecimento de suas habilidades e seus talentos, como ele pode utilizar todas as suas forças da melhor forma para se adaptar à situação desafiadora que estamos vivendo. Como não há fórmula mágica para todos, o interessante é que, com o coaching, cada pessoa encontrará sua melhor maneira de superar a situação que está vivendo e, com isso, uma forma de se equilibrar e passar por essa fase.
O Coaching em Resiliência é um processo em que se tenta equilibrar o comportamento do coachee que esteja passando por uma situação de estresse. E, temos que concordar, ficar estressado neste momento é a coisa mais fácil (e menos produtiva) que existe!
E como esse processo acontece? Primeiro ele terá clareza do que mais o incomoda no momento atual, e o que ele pode realmente mudar ou não deste cenário. Por meio de ferramentas especificas, o coachee terá conhecimento de seus valores, habilidades, forças, fraquezas. Desta forma ele pode potencializar suas forças e virtudes, o que irá ajudá-lo a aumentar sua autoconfiança e superar as dificuldades que aparecem, como esta que estamos vivendo.
No caso, o contexto é o isolamento em razão do coronavírus e a mudança repentina na rotina. Depois, é preciso saber o quanto ele confia em si mesmo para vencer as dificuldades que o momento impõe. O próximo passo é saber como o coachee está se comportando no cenário atual. Por fim, o coach ajuda o coachee a desenvolver a capacidade de identificar por que estamos aqui e quais as oportunidades a vida nos apresenta, para entender o quanto podemos ser resilientes.
Agora que você sabe o quanto ser resiliente pode ajudá-lo em tempos de coronavírus, procure um coach para encontrar um maior equilíbrio. Certamente, você irá sair disso tudo com a segurança de que poderá superar essas e muitas outras dificuldades.
E você, já sabe quais são seus valores e habilidades que podem ajudá-lo nesta situação que estamos vivendo?

Comentários