top of page

Vamos dar adeus a um ano de muitos aprendizados

  • Andréia Figaro Coach
  • 15 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura

O ano novo está chegando. No começo, não vai parecer nem tão novo assim, porque a pandemia ainda estará presente em nossas vidas, enquanto não chegar a vacina. Mas pensando neste ano e em todas as mudanças que ele nos “forçou” a fazer, eu te pergunto: que mudanças 2020 lhe trouxe internamente?

Se ainda for difícil encontrar a resposta, sugiro que você tome um momento para si mesmo e pense no quanto você aprendeu durante este ano. Esse exercício de autoconhecimento irá ajudá-la a encontrar dentro de você alguma coisa nova, boa ou ruim. Não importa. Não existe “certo” e “errado”, não é preciso ser artificialmente feliz, porque, de fato, este foi um ano desafiador para toda a humanidade, em muitos aspectos.

Tem gente que perdeu o emprego durante a pandemia e teve que se reinventar. E, neste processo, descobriu que era muito mais criativa do que pensava. Tem gente que se viu “trancada” dentro de casa sozinha, e que aprendeu que a solidão é uma ótima oportunidade de estar consigo mesma e para se conhecer. Tem quem ainda se visse, de uma hora pra outra, convivendo 24 horas com quem só encontrava no café da manhã e no jantar, e teve que aprender a se organizar para dar conta de todas as atividades que antes estavam restritas ao fim de semana.


Parabéns, você conseguiu!

Se você é uma daquelas pessoas que se rendeu à onda do “faça você mesmo”, parabéns! Você descobriu novas habilidades, aprendeu a ter paciência quando viu que o pão que você aprendeu a fazer em casa demora muito mais para ficar pronto do que você imaginava (não, ele não aparece na padaria como num passe de mágica!).

Mas se você era daquelas pessoas centralizadoras, que se viu de repente em casa, com mil tarefas para fazer, e descobriu que não conseguiria fazer nada sem ter que delegar, parabéns! Você aprendeu a ser mais desapegada e a ter tempo para si mesma.

Agora pare e pense em quantas mudanças você fez durante este ano, só porque um tal de coronavírus, bichinho minúsculo, mas devastador, mexeu descaradamente com o que ia muito bem, obrigada.

A grande provocação é: será que ia “tudo bem” mesmo? Pense nas coisas que aprendeu, nas habilidades que você adquiriu (ou que você nem sabia que tinha), nas conquistas que fez ao estar mais próxima

ree

de quem você ama, no quanto você se tornou flexível e paciente. Pense em tudo isto e no quanto você se desenvolveu, no quanto pôde usar suas habilidades, e qual delas precisa evoluir para o ano que vem. Que tal aproveitar tudo isto e levar com você para 2021?

Feliz Ano Novo pra todos!


 
 
 

Comentários


bottom of page