Você conhece as diferenças entre um coach e um psicólogo?
- Andréia Figaro Coach
- 17 de fev. de 2020
- 2 min de leitura

Cada vez mais a profissão de coach tem sido motivo de interesse e curiosidade tanto para quem pretende se tornar um, como para quem procura por um. Mas, afinal, o que é coach?
Coach (do inglês "treinador") é o profissional que aplica metodologias e técnicas cientificamente validadas (coaching) na vida pessoal, profissional e empresarial das pessoas, para que elas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo, a partir do autoconhecimento.
Algumas pessoas ainda confundem a profissão de coach com a de psicólogo. Embora ambas se proponham a ajudar as pessoas a resolverem elas mesmas os seus problemas e a mudarem comportamentos indesejados, elas são muito diferentes.
Essas diferenças são, basicamente:
Coach
· Visa melhorar o desempenho do indivíduo, aumentando os resultados positivos por meio de técnicas comprovadas.
· Ajuda as pessoas a encontrarem uma forma diferente de fazer o que elas precisam, melhorando a autoestima e o seu desenvolvimento, para que possam atingir um objetivo.
· Auxilia o indivíduo a ter foco, a entrar em ação para alcançar o resultado desejado.
· Não faz diagnósticos.
Psicólogo(a)
· Mais focado no passado, em traumas, fenômenos psíquicos e de comportamento.
· Ajuda as pessoas a superarem ou a gerenciarem problemas de ordem psíquica e emocional.
· Busca a origem do problema.
· Tem uma atuação diferente, podendo trabalhar em escolas, hospitais e ambientes jurídicos ou corporativos.
Em resumo, o coach, por meio do estímulo ao autoconhecimento, auxilia o cliente a alcançar mais rapidamente seus objetivos, desenvolver competências e comportamentos que o levem a ter plena consciência de seu potencial de crescimento, seja pessoal ou profissional.
Inclusive, em alguns casos, quando o coach percebe que há necessidade, encaminha o coachee para um psicólogo, com o objetivo de tratar questões cuja raiz está no passado, mas cujas consequências ainda são sentidas no presente. É o caso de traumas e transtornos psíquicos (compulsões, depressão e outros). O tratamento com um psicólogo é clínico e não tem necessariamente um objetivo predeterminado, como é o caso do coaching.
Muitas vezes, o trabalho do coach é complementar ao da psicoterapia (que é uma área da psicologia): primeiro, a pessoa precisa tratar de questões psíquicas e psicológicas para só então conseguir definir seus objetivos e uma forma para alcançá-los. Em outras ocasiões, quando a questão é comportamental, a ajuda de um coaching é mais objetiva, direta e traz soluções mais rápidas.
E você, o que impede você de entrar em ação?
Comentários